Fatos & Curiosidades

CRISE POLÍTICA NO 29 DE MAIO – 1939   Parte Final

Hoje contamos a parte final da crise política interna que se instaurou dentro do 29 de Maio em 1939.

Abaixo, a sequência cronológica dos fatos ocorridos no clube para tentar solucionar a crise:

23/11/1939 – Apesar do pedido de retorno, o Sr. Joaquim Picanço decide não retornar ao cargo de presidente e reenvia um novo ofício ratificando a sua saída da presidência: “ Acuso em meu poder, recebido hoje, seu ofício datado de ontem, que respondo. Apezar dos termos cortezes do mesmo ofício e do apelo que me é feito, motivos imperiosos me impedem de voltar a ocupar a presidência dessa Associação……Como disse em meu pedido de renúncia, não me afasto, porém, da sociedade a qual pertenço desde a sua fundação e na fileira de simples associado, continuarei a servir ao 29 de Maio, no que estiver ao meu alcance.”

28/11/1939 – Com a recusa do Sr. Joaquim Picanço para voltar ao cargo, é eleita uma nova diretoria: “A Diretoria da Associação 29 de Maio, reunida na Sede Social, em sessão ordinária no dia 27 de novembro passado, às 20 horas, com a presença dos diretores senhores Francisco Gonçalves Pinto, Humberto Curcio e Francisco Santana e os associados senhores, Damaso Ayrosa de Souza, Mario de Moraes Sarmento, Francisco Mum Vieira, Jose Gomes Moreira, Arigio Vieira, Flavio Taques, Amaury Lopes Vieira, Olinto Santos, Joubert Vieira, Raul Souza, Laudemiro Vieira, Dr. Abdon Pacheco Nascimento, Abílio Lopes Vieira e Antonio Lopes Vieira, resolvem o seguinte: ………Em virtude da resposta negativa do Sr. Joaquim Picanço para voltar a ocupar o cargo, os demais diretores deliberaram se fizesse uma reunião para eleger e preencher as vagas de Presidente e Thesoureiro que se achavam vagos. Imediatamente foi procedida a eleição, depois de 20 minutos de tolerância por falta de número. Feita a apuração, chegou-se ao seguinte resultado: PARA PRESIDENTE:-Dr. Abdon Pacheco do nascimento com 16 votos contra 1 e PARA THESOUREIRO:-Sr. Abílio Lopes Vieira com 11 votos contra 6.

Em seguida foi feita pelo Sr. Secretario aclamado Presidente e Thesoureiro os senhores acima, aclamação esta que foi muito bem recebida entre os presentes com uma prolongada salva de palmas”.

Importante destacar, que o Dr. Abdon Pacheco do Nascimento (atualmente com 99 anos de idade e residindo em Curitiba) foi um dos grandes presidentes da A.A. 29 de Maio, tendo sido na sua gestão construída as antigas arquibancadas de madeira, além de ter conquistado o título de Campeão Amador do ano seguinte.

A lição que deve ficar deste episódio é que independente das diferenças de idéias que possam existir dentro de nosso clube, devemos permanecer juntos, e lutar pelo mesmo ideal, que é fortalecer e honrar a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA 29 DE MAIO.

Fonte: Arquivo do Clube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: