Fato Histórico

Veja abaixo, a matéria publicada no site globo.com pelo jornalista Rafael Cardoso (Rio de Janeiro) no dia 29/05/2009 sobre a A.A. 29 de Maio.

CLUBE DO INTERIOR DO PARANÁ FOI FUNDADO EM 19 PARA HOMENAGEAR O TÍTULO DA SELEÇÃO

Associação Atlética 29 de maio leva em seu nome a data da histórica conquista do Sul-Americano que acendeu a paixão do brasileiro pelo futebol

Uma das provas vivas de que o primeiro grande título da seleção fomentou a paixão dos brasileiros pelo futebol encontra-se no interior do Paraná, na cidade de Antonina. A Associação Atlética 29 de maio, clube amador de futebol, foi fundada no dia 1º de junho de 1919, quatro dias após a histórica conquista do Sul-Americano pelo Brasil, como forma de homenagem a este grande feito. O verde e o amarelo, como não poderia ser diferente, foram as cores escolhidas para representar o novo clube, que está prestes a completar o seu 90ª aniversário.
Embora amador, o futebol do Pavão (mascote e símbolo do clube) fazia muito sucesso na cidade de Antonina. As famílias mais tradicionais da cidade acompanhavam cada jogo. Enquanto as mulheres exibiam seus elegantes vestidos, os homens compareciam ao estádio Francisco Pinto com ternos da cor azul marinho, sapatos de verniz e palheta e gravatas borboletas. Era o charme da época.
Um dos maiores orgulhos deste modesto, porém tradicional clube de Antonina é ter recebido o herói do título de 1919 em sua sede. No dia 15 de agosto de 1940, o artilheiro Arthur Friedenreich, ou “El Tigre” como passou a ser conhecido após o Sul-Americano, foi recebido com muita festa no Paraná, sendo alvo de diversas homenagens. O goleador assinou a ata de fundação do clube e deu sua contribuição para que a A.A. 29 de maio tivesse também um lugarzinho na história do futebol brasileiro.
 
Obs: A nossa história, apesar de muita bonita, poucas vezes ultrapassou as fronteiras de nossa cidade ou de nosso Estado.
Mas através da matéria, a A.A. 29 de Maio teve sua história divulgada e valorizada não apenas para o Brasil, mas para o mundo.
Além disso, foi um prêmio para todos aqueles que sempre lutaram para que essa história se perpetuasse, bem como serviu de estímulo para aqueles que irão continuar lutando para que ela continue viva.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: