Você Sabia?

 O “OLÉ” nasceu no México inspirado por Garrincha

Em uma das excursões ao México, realizada em 1958, o Botafogo teve pela frente o poderoso time do River Plate da Argentina, que era realmente uma máquina. Tinha um futebol bonito e um entendimento que só um time que joga junto há três anos pode ter. O Botafogo neste jogo entrou ” trancado ” por prudência. Foi um jogo de rara beleza. E não foi por acaso. De um lado estavam Rossi, Labruna, Vairo, Menendez, Zarate, Carrizo. Do outro estavam Didi, Nilton Santos, Garrincha, etc.

 
Estava muito difícil fazer gol. Mas houve um espetáculo à parte. Mané Garrincha dirigiu os cem mil espectadores, fazendo reagirem à medida de suas jogadas.
Foi ali, naquele dia, que surgiu a giria ” Olé ” tão comumente utilizada posteriormente em nossos campos. Não porque o Botafogo tivesse dado um ” Olé ” no River. Não. Foi um ” Olé ” pessoal . De Garrincha em Vairo.
Só a torcida mexicana com seu traquejo de touradas poderia, de forma tão sincronizada e perfeita, dar um ” Olé ” daquele tamanho.

 
Quando Mané dava seu famoso drible e deixava Vairo no chão, um coro de cem mil pessoas clamava: ” Ô ô ô ô ô – lê !
O som do ” Olé ” mexicano é diferente do nosso. O deles é típico das touradas. Verdadeira festa.
O jogo terminou empatado. Mas Vairo não foi até o fim. Saiu de campo rindo e exclamando: No hay nada que hacer. Imposible, e desejou boa sorte ao suplente.
As agências telegráficas enviaram longas mensagens sobre o acontecimento e deram destaque ao ” Olé ” . Foi assim que surgiu este tipo de gozação popular, tão discutida, mas que representa um sentimento da multidão.
O jogo terminou empatado, mas só dedicaram a isto poucas linhas. O resto das reportagens e crônicas foi sobre Garrincha.

Fonte: Historia do Futebol Parte II & Artigos-Gilberto Maluf Gilberto Maluf em 11 Fev 2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: