Você Sabia?

O nosso famoso grito de GOL é gritado da mesma maneira que nós brasileiros na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Honduras, Hungria, Itália, Iugoslávia, México, Panamá, Peru, Romênia, Uruguai e Venezuela.

Em Portugal diz-se GOLO. GOAL, é gritado na Austrália, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Camarðes, Canadá, Chipre, Coréia do Sul, Eire, Egito, Estados Unidos, Finlândia, Gana, Gró-Bretanha, Grécia, Holanda, Iró, Islândia, Israel, Líbia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Polônia, Senegal, Suíça, Tchecoslováquia, Turquia e União Soviética.

BUT, é na Argélia, França, Gabão, Mali, Mônaco e Tunísia, e pronuncia-se BI. Na Alemanha e na Áustria diz-se TOR, na Noruega e na Suécia é MAL, e, finalmente, na Dinamarca GOL é MALL, sendo pronunciado MOL.

Quer saber de mais uma…então aí vai: O goleiro mais gordo da história foi Foulke, jogador do Bradford City, da Inglaterra. Media 1,90m, pesava 141kg e, no final da carreira, chegou a jogar com 165kg.

William Henry “Fatty” Foulke
“Fatty” Foulke passou para a história como o mais gordo jogador de futebol profissional de todos os tempos, pelos cerca de 165kg que exibia quando encerrou sua carreira no Bradford.

Nascido em Dawley, em 12 de abril de 1874, começou no Blackwell Colliery e jogou durante a maior parte de sua carreira, cerca de 11 anos, no Sheffield United, onde ajudou o time a chegar a três finais da FA Cup – com duas conquistas do título — e a vencer o Campeonato Inglês em 1898. Um ano antes, em 1897, chegou a jogar uma partida pelo “English Team”, na vitória de 4 a 0 sobre o País de Gales. Depois atuou uma temporada pelo Chelsea e, em 1906, transferiu-se para o Bradford City, onde encerraria a carreira anos depois.

William Henry Foulke faleceu em 1916, na miséria, vítima de uma cirrose, segundo consta em seu atestado de óbito. Entretanto, algumas pessoas defendem que foi uma forte pneumonia, aliada ao seu excesso de peso, a verdadeira causa da sua morte. Sua história nunca foi esquecida pelos amantes do futebol.

Fonte: Blog História do Futebol – A Enciclopédia do Futebol na Internet – Parte I

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: