Opinião – COPA 2010

CORNETANDO O DUNGA

Há pouco mais de 100 dias de se iniciar a Copa do Mundo de 2010, a Seleção Brasileira está bem próxima de definir o grupo de jogadores que vão tentar trazer o HEXA para o Brasil. Sempre quando se fala em convocação de jogadores para a seleção, o assunto é sempre polêmico, pois afinal somos 180 milhões de torcedores/técnicos, e todos nós temos nossas preferências.

Atualmente as maires polêmicas na convocação referem-se a ida ou não de Ronaldinho Gaúcho, ou mesmo, a volta de Ronaldo “Fenômeno”, ….enfim, vários são  os nomes.

Dessa forma, eu não poderia ser diferente, vou também dar minhas “cornetadas” na Seleção do Dunga.

Antes, é importante que se frise, o trabalho do técnico Dunga à frente da seleção de nenhuma forma pode ser questionado, pois nos últimos 30 anos, poucos técnicos conseguiram tantos bons resultados à frente da seleção em Copas Américas, Copa das Confederações e mesmo nos amistosos, com destaque é claro para os bailes que demos em nosso hermanos argentinos, mas tudo isso poderá ser esquecido, pois para o brasileiro o que importa mesmo é a Copa do Mundo, o resto é secundário.

Então vamos analisar a lista de jogadores do técnico Dunga para o último amistoso da seleção antes da Copa do Mundo, amanhã dia 2 de Março contra a Irlanda, em Londres.

GOLEIROS – Júlio César e Doni.

Nesta posição as coisas estão bem definidas, pois a titularidade de Julio Cesar é inquestionável. Lembrando que a Copa do Mundo normalmente se levam três goleiros, portanto as outras duas vagas devem provavelmene ficar com Doni (Roma) e Victor (Grêmio), correm por fora ainda Gomes (Tottenham) e Hélton (Porto).

LATERAIS-DIREITOS – Maicon e Daniel Alves.

Na lateral direita não há qualquer dúvida dos convocados, pois os dois chamados por Dunga conseguiram se tornar quase que uma unanimidade na lista de convocados. Inclusive na minha opinião, com a falta de laterais esquerdos, eu colocaria o Daniel Alves como titular na lateral esquerda.

LATERAIS-ESQUERDOS – Michel Bastos e Gilberto.

Na minha opinião, nem um nem outro, Michel Bastos é um bom jogador, mas pouco testado na Seleção, pois não esqueçamos aquela máxima, “tem jogador de clube e tem jogador de seleção”. Em relação ao Gilberto, o único fato que têm a seu favor é a experiência, pois ele têm jogado no Cruzeiro no meio de campo, e convenhamos não é aquela unanimidade. Da minha parte eu levaria o André Santos (apesar de não saber como está na Turquia), pois estava jogando bem no Corinthians antes de ser vendido, e foi bem na Seleção quando foi testado, acredito até que o Dunga já se definiu em levá-lo, e fará um teste entre o Gilberto e Michel Bastos, para ver qual dos dois levará para a segunda vaga. Portanto, na minha opinião, a vaga na lateral esquerda está em ABERTO.

ZAGUEIROS – Lúcio, Juan, Thiago Silva e Luisão.

Outra posição que as coisas estão bem definidas, a zaga titular será sem dúvida nenhuma Lúcio e Juan (pela segunda Copa consecutiva diga-se de passagem), e o Luisão sempre foi muito bem quando jogou pela Seleção. Quanto ao  Thiago Silva do Milan, também se firmou na Itália, e acredito ser difícil não ser convocado para a Copa do Mundo. Uma preocupação que tenho é que Juan têm se machucado muito nos últimos anos, por isso é sempre bom ter alguém de sobreaviso para esta vaga. Caso abra uma vaga na zaga, eu levaria o Naldo (Werden Bremen), que têm feito bons jogos pelo Campeonato Alemão.

VOLANTES – Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo e Kleberson.

Concordo com a convocação do Gilberto Silva e Kleberson pela regularidade com que jogam  e também não esqueçamos que jogaram juntos quando foram campeões mundiais em 2002, apesar que já se passaram 8 anos ……o Felipe Melo foi uma grata surpresa na Seleção, apesar de achá-lo meio mascarado e de não estar jogando muito bem atualmente na Juventus de Turim, têm vaga garantida. Agora o Josué eu não levaria, acho um jogador bem “meia boca”, mas na visão do Dunga têm vaga garantida.

Eu levaria um jogador que tivesse mais qualidade técnica como o Zé Roberto (Hamburgo) ou o Renato (Sevilha), têm também o Hernanes (São Paulo), apesar que este caiu muito de produção, ainda tem o Lucas (Liverpool), não tanto pela qualidade técnica, mas o acho melhor que o Josué.

MEIAS – Kaká, Ramires, Elano e Júlio Baptista.

Desses 4, concordo com a convocação do Kaká, espero que seja o grande mastro da seleção, se a Copa de 1994 foi do Romário e a de 2002 foi de Ronaldo Fenômeno, esta de 2006 acho que vai ser do Kaká. Também gosto da regularidade do Elano, um jogador que marca, arma e é bom também nas bolas paradas, e do Ramires, um jogador jovem de muita velocidade e qualidade técnica também.

Agora quanto ao Júlio Baptista, eu já tenho dúvidas. Entre ele e o Ronaldinho Gaúcho, com certeza levaria o Ronaldinho , até porque acredito ser necessário em uma Copa do Mundo ter jogadores imprevisíveis, aqueles que num lampejo ou em uma jogada possam decidir uma partida, e entre os dois quem você acha têm essas características???

E têm outra coisa, suponhamos que o Kaká se machuque ou seja suspenso em uma partida decisiva, quem assumirá a responsabilidade no meio de campo?? Por isso Dunga pense bem antes de descartar Ronaldinho Gaúcho…..

ATAQUE – Nilmar e Luís Fabiano; Adriano e Robinho

Desses 4, com certeza têm convocação garantidas o Robinho, Luis Fabiano e o imperador Adriano. Apesar que na opinião do Dunga o Nilmar estar quase garantido, eu tenho lá minhas dúvidas, pois dos três o Nilmar é o jogador mais previsível, e além disso, ele não tá jogando tudo isso no seu time o Villarreal. Olha não querendo entrar na onda da imprensa, mas entre o Nilmar e o Neymar , eu levaria o garoto do Santos. Mas também acho que seria uma boa o Fred do Fluminense, um jogador já experimentado na Seleção e que poderia contibuir bastante. Quanto ao Ronaldo Fenômeno, acho muito difícil o Dunga levá-lo, apesar que o homem é iluminado, vai que ele leva o Cotinthinas ao título da Libertadores e apareça alguma vaga de última hora???? Se ele iria jogar bem não sei, mas que a zaguqrada gringa iria termer na base iria.

Na minha opinião a provável escalação da equipe titular do Dunga será: Julio Cesar; Maicon, Lucio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luis Fabiano.

Já a minha escalação seria a seguinte: Julio Cesar; Maicon, Lucio, Juan e Daniel Alves; Gilberto Silva, Felipe Melo, Robinho e Kaká; Luis Fabiano e Adriano. OU o meio com Kaká e Ronaldinho Gaúcho e Robinho e Luis Fabiano no ataque.

Mas seja como for, o importante é que da minha parte confio na Seleção do Dunga, até por que não vejo outras seleções tão fortes assim. Portanto agora que já dei minhas cornetadadas por aqui, quem quiser dar as suas CORNETADAS, pode ficar à vontade!

Fabio Miguel Tavares

Deixe um comentário

