Craques do Passado

ARGEU RENAUD 

Como desportista, começou a jogar futebol ainda garoto pela Ponte Preta do Buraco da Onça, em seguida passou pelo Infantil do S.C. XV de Novembro do abnegado Cacau, passando mais tarde para o time do Marreiro da antiga Rua do Campo. Jogou também no Botafogo do Bairro do Batel, no time do Beira Mar e Olímpico, cujo campo hoje deu lugar à Praça Dr. Romildo Gonçalves Pereira.

Envergou também a camisa do Vasquinho e do Marta Rocha da Rua do Esteiro e em seguida passou a disputar a 2ºDivisão pelo time do Palheiro, time formado no Bar do Antoninho, ao lado do Theatro Municipal. Já com bastante experiência pasou a integrar o Aspirante da A.A. 29 de Maio e logo subiu para o elenco principal. Jogou também por empréstimo pela A.A. Matarazzo nos amistosos e posteriormente passou a jogar pelo S.C. XV de Novembro até 1963, todos de Antonina.

Convocado para o Exército em Curitiba, passou a defender as cores do quartel da Subsistência e como o seu futebol foi destacado, motivo que os comandantes responsáveis pelo setor de esportes o influenciaram e até permitiram que fosse defender o juvenil do S.C Água Verde em 1958, o fazendo com brilhantismo, por isso, em seguida, resolveu a convite do Celso, ingressar no Clube Atlético Paranaense que estava em período de pré-temporada no ano de 1962.

Em 1964, já com residência fixa em Curitiba, defendeu os seguintes clubes: Rosenau, Tingui, São Vicente e Bacacheri. No futebol de Salão, participou do campeonato comerciário de Curitiba pela A.A. IGASA. Na década de 1990 ainda participou do Campeonato de Veteranos do 29 de Maio pela ALFA, obtendo em uma das jornadas o Vice-Campeonato.

Conquistou os seguintes títulos: Bi-Campeão Amador pelo 29 de Maio em 1956/57; Bi-Campeão Amador de Antonina pelo XV de Novembro em 1962/63.

Jogou em várias posições na defesa, passando depois para ponta direita, jogando com muita habilidade e velociade. Anos mais tarde mudou para a lateral direita, onde notabilizou-se pelo vigor físico. Marcador implacável, atacava e defendia com eficiência, pois já conhecia o caminho da extrema direita, facilitando até em fazer gols.

Jogador técnico, criativo e inteligente. Estilo de jogo sério e responsável.

Argeu nasceu em Antonina, no dia 6 de Maio de 1939. Nos dias atuais, já aposentado pelo Tribunal de Justiça do Paraná, cumpre com dignidade os afazeres domésticos.

Fonte: ANTONINA E O ATLÉTICO – CLAUS LUIZ BERG

Revista Futebolística Ilustrada dos craques antoninenses que envergaram a camisa do Clube Atlético Paranaense – 2009

Ilustração: ARQUIVO DE FOTOS DA A.A. 29 DE MAIO 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: