Baú do Futebol Antoninense

PARABÉNS À SOCIEDADE ESPORTIVA GUARÁ!

37 ANOS DE FUNDAÇÃO!

No dia 03/12/1973 , foi fundada a Sociedade Esportiva Guará, clube de futebol amador da cidade de Antonina. O nome do clube foi dado em homenagem ao pássaro Guará, encontrado principalmente no litoral do Estado do Paraná.

Abaixo, uma de suas primeiras formações em 1974.


O PRIMEIRO TÍTULO – 1983

Ao conquistar o título de Campeão do Amador em 1983, a Sociedade Esportiva Guará começava a despontar como uma nova força do futebol de Antonina, passando a rivalizar em pé de igualdade com as outras fortes e tradicionais equipes de Antonina, especialmente com o 29 de Maio e o Ceará, forças que dominaram o cenário na década de 70 e início da década de 80.

Nesse ano de 1983, o Guará montou uma forte e novata equipe, que demonstrava muita qualidade técnica, bem como muita raça quando necessário.

No grupo de jogadores podemos destacar: Mauro Chinoco, Silvio Assunuma, Zoinho (goleiro), Maurício Pesudo, Jako, Durval, Barbada, Dede, Vitinho, Carlinhos Corvo, Éder e Totó.

Além do grupo de jogadores, compunham a diretoria e a comissão técnica: Canduca (atual prefeito de Antonina), Sandro Baronesa, Gorgó, Albertinho e Pelego (massagista).

A base dessa mesma equipe consagrou-se na sequência, Tetra-Campeão 1983/84/85/86.

Tetra-Campeão – 1983/84/85/86


Depois de um tempo sem conquistar um título, o Guará voltou a levantar o caneco em 1992, em um Campeonato muito disputado, especialmente contra as equipes do 29 de Maio e do Batel.

Campeão Amador 1992

Novamente, depois de um jejum de títulos em fins da década de 90, o Guará voltou a brilhar com uma nova geração que levantou o caneco de forma inquestionável nos anos de 2001/02/03.

No grupo de jogadores podemos destacar: Claudinho, Jako, Luiz “Pé de Pano”, Jefinho “Tabucuva”, Marcel, Jean Jaques, Airton, Dinho, Dandan, Leandro, Gugu, Carrrique e Cleverson (goleiro).

Compunham a comissão técnica: Paulinho da Samae (técnico), ToTó (diretoria), Leco (massagista), Gales e Lídio.

Tri-Campeão Amador – 2001/02/03

RIVALIDADE: 29 DE MAIO X GUARÁ

Importante destacar, que os duelos entre o 29 de Maio e o Guará, tornaram-se um dos principais clássicos da cidade.

Podemos tentar justificar essa rivalidade primeiramente pelos dois times estarem basicamente localizados no centro da cidade ou mesmo pelo antagonismo de suas cores, verde e amarelo de um lado e azul e branco do outro, assim como os tradicionais embates entre Brasil e Argentina.

Mas acima de tudo são duas equipes que realizaram sempre duelos históricos através dos anos, com muito respeito de lado a lado, e sempre acompanhado com muito entusiasmo pelos torcedores antoninenses.

A Associação Atlética 29 de Maio parabeniza o seu co-irmão pelos seus 37 anos de fundação!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: