Fatos e Curiosidades

No último dia 04/04/2011, o YPIRANGA , tradicional clube esportivo e social da cidade de Antonina, estaria completando 77 anos de fundação, caso estivesse ativo.

Apesar de há muitos anos nem o clube social e esportivo existirem, fica o registro de um tempo áureo não somente do futebol de Antonina, como da sociedade antoninense.

Abaixo, destacamos o Bi-campeonato do Ypiranga na disputa do Campeonato Amador da cidade nos anos de 1938/39, bem como a sua participação na fase final do Campeonato Paranaense de Futebol.

Além disso, destacamos o clube social, que transformou-se na sede da Câmara Municipal de Antonina.

IPIRANGA QUEBRA A HEGEMONIA DO MATARAZZO – 1938

Após o tricampeonato do Matarazzo em 1935/36/37, o Ipiranga quebrou a hegemonia conquistando o título de 1938.

As equipes que participaram do Campeonato Amador de 1938 foram : Matarazzo, Ipiranga, Atlético Antoninense, A.A. 29 de Maio, Operário de Morretes e Cruzeiro de Morretes.

Portanto, como grande Campeão da Liga de Antonina, o Ipiranga representou a cidade de Antonina na fase final do Campeonato Paranaense do ano de 1938.

Decisão
O CA Ferroviário (campeão da Capital) disputou o título estadual com o Rio Branco SC (Liga de Paranaguá), Ipiranga (Liga de Antonina); Operário Ferroviário (Liga de Ponta Grossa); Guarani (Liga de Jacarezinho).
Abaixo, a foto do time de 1938


IPIRANGA BI-CAMPEÃO AMADOR EM 1939

Após conquistar o título em 1938, o Ipiranga Futebol Clube voltou a ganhar o Campeonato Amador de 1939, tornando-se Bi-Campeão.

As equipes que participaram do Campeonato Amador de 1939 foram : Matarazzo, Ipiranga, Atlético Antoninense, A.A. 29 de Maio, Operário de Morretes e Cruzeiro de Morretes.

Portanto, como grande Campeão da Liga de Antonina, o Ipiranga representou novamente a cidade de Antonina na fase final do Campeonato Paranaense do ano de 1939.

Decisão
O Coritiba FC (campeão da capital) conquistou o título Paranaense de 1939 ao vencer a fase estadual.
Participaram: o Pinheiros da Liga dos Campos Gerais; o Rio Branco SC (Liga de Paranaguá), o Ipiranga  (Liga de Antonina) e o Pinheiral da Liga de Palmeira.

Dados Sobre o Prédio e Sede da Câmara


O prédio foi adquirido com recursos municipais, dotação do Orçamento do Poder Legislativo – Câmara Municipal de Antonina, na década de 1990 (Gestão 1993-1996), do então Clube Ypiranga.

Anteriormente aqui abrigava as instalações de um Clube Social, denominado Ypiranga, do qual se guardou a referência para a denominação da Sede, preservando história e traço arquitetônico, e assim oficializado através da Lei Municipal nº 027 de 10 de novembro de 2006, Tendo o translado e inauguração transcorrido no dia 22 de dezembro de 2006 em Sessão Solene Especial na qual compareceram autoridades políticas, religiosas, civis e militares, representantes empresarias, instituições bancárias, segmentos do serviço público e privado da esfera municipal e estadual, entre outros como municípios do Estado do Paraná e do Estado de Santa Catarina.

A sede ostenta em seu hall, duas placas, uma em alusão a comemoração do bicentenário com a composição dos primeiros Camaristas 1797, e a composição da Câmara do ano de 1997, e a placa inaugural da Sede própria com a transcrição da participação do Governo Federal que por intermédio do Ministério do Turismo disponibilizou recursos financeiros, através da Caixa Econômica Federal para restauração do antigo Clube Ipiranga. Na placa inaugural confere-se a composição do Poder Legislativo e Executivo Gestão 2005-2008.

Antonina/2007 por Rogéria Bezerra
Funcionária da CMA-PR
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: