Fatos & Curiosidades

UM POUCO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL ANTONINENSE – Parte I

Contar a História do Futebol Antoninense, é também contar um pouco da introdução do futebol em nosso Estado e porque não do futebol em nosso país.

Pois vejamos alguns dados referentes à introdução do futebol no Brasil e no Paraná.

No Brasil:

–         O SPORT CLUBE RIO GRANDE, da cidade de Rio Grande-RS, é considerado o “Time de Futebol Mais Antigo” do Brasil, também conhecido como Vovô, foi fundado no dia 19 de julho de 1900. Atualmente, disputa o Campeonato Gaúcho da 2º Divisão.

Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF para ser o “Dia do Futebol”.

Obs: Muitos podem pensar que o Flamengo, Vasco e Vitória são os mais antigos que o Rio Grande, eles foram fundados antes, mas não nasceram como clubes de futebol. Existem também indícios de um time mais antigo, mas que não existe mais, o São Paulo Atlhetic Club, fundado no dia 13 de Maio de 1888, dia da Abolição da Escravatura.

–         O Time da Ponte Preta de Campinas, foi fundado 23 dias depois, no dia 03 de Agosto de 1900.

No Paraná:

–         Em 1909, o inglês Charles Wright chega a Ponta Grossa para trabalhar na empresa de engenharia American Brasilian Engineering Co. Ele traz na bagagem os equipamentos para a prática do futebol, entre os quais uma bola de couro número cinco. No mesmo ano, Frederico Fritz Essenfelder retorna de Pelotas, onde já se praticava o jogo, e introduz o futebolem Curitiba. Osprimeiros chutes são dados num campo atrás do quartel da Polícia do estado, entre as ruas Marechal Floriano e João Negrão. O campo pertence ao Clube Teuto-Brasileiro, freqüentado pela comunidade alemã da cidade.

–         O grupo de jovens praticantes do novo esporte em curitiba, decidiram fundar um clube para a prática do futebol, primeiramente chamado de Coritibano Football Club. A fundação ocorreu no antigo Teatro Hauer, na noite de 12 de Outubro de 1909. No dia 21 de Abril de 1910, o Coritibano muda de nome, passando a se chamar Coritiba Football Club, a mudança foi feita para evitar confusão com o clube Coritibano.

–         No dia 23 de Outubro de 1909, disputa-se em Ponta Grossa, o primeiro jogo do Futebol Paranaense. O Tiro de Guerra Pontagrossense recebe o Coritibano e vence pelo placar de 1×0. No dia 10 de Junho de 1910, acontece o primeiro jogo de futebol em Curitiba, entre Coritba e o Ponta Grossa, novo nome adotado pelo Tiro Pontagrossense. Os coritibanos ganham por 5×3.

=====================================================

NÃO PERCA A CONTINUAÇÃO DESSA HISTÓRIA NO PRÓXIMO POST

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: