A.A. 29 DE MAIO COMEMORA 97 ANOS

No dia de hoje 29/05/2016 o nosso clube comemora 97 anos de sua fundação, uma vida inteira dedicada ao esporte antoninense que merece ser valorizada por todos os vintenoveanos e esportistas de nossa cidade.

Salve a Associação Atlética 29 de Maio!

Honra e Glória do Esporte de Antonina!

Abaixo toda descrição da partida que motivou a fundação de nosso clube.

A final mais longa da história: a batalha sul-americana

Brasil e Uruguai fizeram ótimo duelo na final

O futebol brasileiro ainda era uma incógnita naqueles tempos. O Uruguai era a potência do continente e reconhecido como uma das melhores equipes do mundo. Afinal, era o atual bicampeão sul-americano, derrotando o Brasil nas duas edições anteriores do campeonato. E seria bicampeão olímpico em 1924 e 28. A expectativa pela revanche era grande. Nenhum brasileiro queria perder novamente. O mundo passava por um momento de exaltação dos nacionalismos, e o duelo ultrapassava as quatro linhas. Os jornais brasileiros sabiam que o novo confronto, mesmo no Rio de Janeiro, seria uma verdadeira batalha.

Desde das 11h daquela quinta-feira do dia 29 de Maio de 1919, três horas antes da partida, muitas bandeiras eram vistas pelos morros adjacentes. O governo decretou ponto facultativo nas repartições públicas. Bancos e casas comerciais também fecharam as portas. Não se falava de outro assunto na cidade. Veio então a partida, embelezada pelo surpreendente número de senhoras nas arquibancadas, muito maior do que nos jogos anteriores. Durante os 90 minutos regulamentares, nada de gol. A partida foi para a prorrogação. Após 30 minutos, o placar continuava zerado. Os torcedores estavam tensos nas arquibancadas, os jogadores estavam exaustos em campo.

Foi preciso uma segunda prorrogação de mais 30 minutos. E foi aí que o artilheiro Friedenreich fez a diferença. Aos 3 minutos, Neco correu pela direita e lançou a bola para a área. Heitor recebeu e arriscou o chute, espalmado por Saporiti. A bola caiu nos pés do goleador brasileiro, que chutou à meia altura: 1 a 0. A torcida foi ao delírio nas arquibancadas. De tão marcante, aquele momento histórico virou até música. Foi eternizado por Pixinguinha em um chorinho que teve como título o placar do jogo: “É a bola, é a bola, é a bola / É a bola e o gol! / Numa jogada emocionante / O nosso time venceu por um a zero / E a torcida vibrou.”  Após 150 minutos de disputa, o Brasil erguia a sua primeira taça de expressão. Estava plantada a semente para um futuro grandioso.

EM VIRTUDE DESSA HISTÓRICA VITÓRIA OCORRIDA NO DIA 29 DE MAIO DE 1919, OCORRIA EM ANTONINA A FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA 29 DE MAIO COMO DESCRITO ABAIXO NA ATA DE FUNDAÇÃO.

Abaixo, a ata de fundação do clube.

“Associação Athlética 29 de Maio

Cores: Verde, Amarello e Branco

Acta de Fundação:

Ao primeiro dia de junho de mil novecentos e dezenove (1919) às oito horas da noite, no Bar Capelista, reunidos em secção as seguintes pessoas: senhores João Nascimento, Luiz Collaferro, João da Costa Pinto, Heitor Carvalho, Euclydes Rocha, Manoel Gordiano de Castro, Luiz Alves e Iphigenio Bonifácio de Almeida, ficou deliberado de comum accordo a formação de um club sportivo com o nome de Associação Athlética 29 de Maio. Foi escolhido este nome como homenagem a estrondosa victoria alcançada pelos nossos sportemen patrícios no grande certamen e grande Campeonato Sul-americano de Foot Ball, realizado na Capital da República. Fica também designado o dia oito do corrente para uma outra secção para ser eleita a Diretoria que deverá dirigir os destinos desta Associação até junho de mil novecentos e vinte (1920). Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a secção, tendo todos os presentes assignados esta acta por mim feita e igulamente assignada. Eu João da Costa Pinto, servindo de Secretário assignei: João da Costa Pinto, Iphigenio Bonifácio de Almeida, Heitor Carvalho, João Nascimento, Luiz Collaferro, Euclydes da Rocha, Luiz Alves, Manoel Gordiano de Castro e Egberto de Leão.” (Transcrição da Ata de Fundação)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: