Clube

Associação Athlética 29 de Maio

Cores: Verde, Amarello e Branco

Acta de Fundação:

Ao primeiro dia de junho de mil novecentos e dezenove (1919) às oito horas da noite, no Bar Capelista, reunidos em secção as seguintes pessoas: senhores João Nascimento, Luiz Collaferro, João da Costa Pinto, Heitor Carvalho, Euclydes Rocha, Manoel Gordiano de Castro, Luiz Alves e Iphigenio Bonifácio de Almeida, ficou deliberado de comum accordo a formação de um club sportivo com o nome de Associação Athlética 29 de Maio. Foi escolhido este nome como homenagem a estrondosa victoria alcançada pelos nossos sportemen patrícios no grande certamen e grande Campeonato Sul-americano de Foot Ball, realizado na Capital da República. Fica também designado o dia oito do corrente para uma outra secção para ser eleita a Diretoria que deverá dirigir os destinos desta Associação até junho de mil novecentos e vinte (1920). Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a secção, tendo todos os presentes assignados esta acta por mim feita e igulamente assignada. Eu João da Costa Pinto, servindo de Secretário assignei: João da Costa Pinto, Iphigenio Bonifácio de Almeida, Heitor Carvalho, João Nascimento, Luiz Collaferro, Euclydes da Rocha, Luiz Alves, Manoel Gordiano de Castro e Egberto de Leão.” (Transcrição da Ata de Fundação)

 A origem da Associação Atlética 29 de Maio talvez seja desconhecida por muitos na cidade de Antonina, mesmo ela estando próxima de completar 90 anos de existência. Mas a sua fundação está estritamente ligada a duas paixões de todos os brasileiros: o futebol e a seleção brasileira de futebol.

Foi  a partir do dia 29 de Maio de 1919, que o brasileiro se tornou um apaixonado pelo futebol e, além disso,  iniciava-se a mística da nossa seleção brasileira de futebol. Em homenagem, portanto, a PRIMEIRA CONQUISTA da SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL em 29 DE MAIO DE 1919, na disputa do III CAMPEONATO SULAMERICANO DE FUTEBOL (atual Copa América), o nosso clube foi fundado.

Por isto, as nossas cores são o verde e o amarelo, em homenagem a nossa seleção canarinho. No entanto, conforme a Ata de Fundação, a reunião para a fundação do clube, realizou-se no dia 1 de Junho de 1919, exatamente às oito horas da noite no Bar Capelista. Os associados fundadores foram: João da Costa Pinto, Iphigenio Bonifácio de Almeida, Heitor Carvalho, João Nascimento, Luiz Collaferro, Euclydes Rocha, Luiz Alves, Manoel Gordiano de Castro e Egberto Leão.

 

%d blogueiros gostam disto: